Dia dos Namorados está chegando e é hora de celebrar o amor. Indo na contramão de restaurantes superlotados e privacidade zero, nada melhor do que fazer desta, uma ocasião especial sem precisar sair de casa. Com criatividade, você pode preparar uma atmosfera estimulante para uma noite animada e cheia de intimidade. Saiba como!

Desligue as luzes do teto.

Uma dica simples para criar o ambiente perfeito. “Prefira abajures, e caso não os tenha, uma opção é por aquelas luminárias direcionais (que ficam em mesas de estudo), no chão, atrás do sofá ou da mesa lateral, direcione a luz de baixo para cima, e voltada para a parede”, recomenda o arquiteto e designer de interiores Sávio Fernandes.

Abuse da meia-luz, de velas

Foto: Thinkstock

Para criar uma atmosfera acolhedora e confortável, reforce a iluminação dos locais mais importantes para você através do uso de velas. Use-as em castiçais, ou dentro de pratos com flores. Elas também funcionam ao pé de taças de cabeça para baixo. “Dentro delas, coloque flores, e sobre a base, uma vela pequena branca. Aquele pisca-pisca de Natal, com lâmpadas da mesma cor (todas brancas), também pode ser usado sobre aparadores, em meio aos porta-retratos das fotos do casal, pendurado na parede, criando desenhos temáticos, dentro de garrafas transparentes. Nesse caso, cole alguns corações nelas e acenda. Pronto! Uma luminária que ajuda a alimentar o clima de romance”, diz o arquiteto. Você pode optar por velas aromáticas, contanto que elas não tirem o cheirinho do jantar ou do seu pescoço.

Use as cores certas

As cores mais usadas são os tons vivos de vermelho, que mostram paixão e amor intensos. Variações em magenta e pink também são escolhas garantidas, mas ambas ficam mais valorizadas se colocadas em contraste com cores clara, como brancos, beges e cinzas. Agora, se o casal se identifica com outra cor, por que não usá-la? Com cuidado, atenção, iniciativa e carinho, tudo é válido. O profissional frisa que “se você prefere ficar em tons de vermelho, use-o de várias formas: em tecidos, almofadas, cortinas e arranjos com flores vermelhas (rosas são as favoritas). Outra ideia é usar o vermelho de frutas, como maçãs, morangos e cerejas. Elas são ótimas para criar arranjos diferentes, lindos, e ainda podem saltar da decoração diretamente para o prato”.

Decore sua mesa

Foto: Thinkstock

Ao preparar a mesa, escolha os pratos, taças e talheres mais especiais que tiver. Você pode ornamentar com fitas, laços, pequenos arranjos de flores. Contudo, se o material é mais simples, use a criatividade. Fernandes ensina como: “pétalas de rosas vermelhas geram muito impacto sobre uma simples toalha branca. Vidros de maionese usados podem servir de castiçal. Basta colocar dentro uma vela branca pequena, e colocar pétalas em volta, ou colocar um dedo de água tingida de vermelho por gelatina de morango ou de framboesa. Pode-se também pegar saquinhos de papel pardo, pintar corações vermelhos com uma caneta ou cortar corações e colocar uma vela pequena em cada um. Simples, fácil e barato”.

Lembre-se que a ideia é produzir uma mesa para dois. Logo, com pequeno investimento consegue-se material especial para a data. Pode-se comprar um tecido de cor forte para usar como toalha de mesa – e usar louça branca tradicional para contrastar, ou dois guardanapos de tecido, ou comprar um par de sous-plat vermelho com dois copos da mesma cor para combinar. Com criatividade e carinho, qualquer mesa se torna digna de um banquete.

Estampe seu amor

Foto: Thinkstock

Para ajudar a fazer o clima, pode-se apelar para o clássico tema do coração. Um, ou vários, colados na parede, em forma de guirlanda, pendurados no teto, ou em balões. Presos nas cortinas. O mesmo vale para a palavra “AMOR”, ou suas traduções. Use também muitas fotos do casal. Atice a memória dos momentos mais importantes vividos a dois. Uma sugestão é imprimir várias fotos do casal em preto e branco e substituir aquele quadro que fica sobre o sofá por um arranjo com todas elas, coladas na parede formando um coração.

Menu especial

Você já sabe tudo o que precisar para decorar sua casa e sua noite. Mas e o menu? A Chef Luciana Yano, do restaurante A Forneria, selecionou um cardápio especial para você e seu amor celebrarem a noite com muito sabor e em grande estilo. Confira!

Entrada 

Vol-au-vent de cogumelos com requeijão e bacon

Divulgação
“Vol-au-vent” 
(voo-ao-vento) é uma iguaria de origem francesa, feita com massa folheada em formato de caixinhas que, depois de assadas no forno, são recheadas com misturas cremosas. Uma entradinha requintada e fácil de fazer para esse dia tão especial”, diz Luciana.

Ingredientes

200g de massa folheada
20g de manteiga
40g de cebola picada em cubos
10g de alho picado
1 colher de sopa de salsa picada
50g de cogumelo shitake fresco
50g de cogumelo shimeji fresco
50g de creme de leite
100g de requeijão
50g de bacon
1 ovo
Sal a gosto
Papel manteiga, suficiente para cobrir uma assadeira

Modo de preparo 

Corte a massa folheada e cole-a formando um “copinho”, pincelando ovo entre as camadas e sobre a última camada também. Pré-aqueça o forno por 10 minutos a 180 graus. Forre sua assadeira com um pedaço de papel manteiga e coloque os “vol-al-vent” para assar por 12 minutos, ou até que estejam douradinhos. Não abra o forno durante os primeiros minutos, pois isso pode comprometer o crescimento da sua massa. Reserve.

Pique o bacon em pequenos pedaços e frite bem até que estejam bem crocantes. Retire da panela e coloque em um recipiente forrado com papel toalha para retirar o excesso de gordura. Reserve.

Em uma frigideira derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho até que fiquem bem douradinhos. Acrescente os cogumelos picados e uma pitada de sal. Quando os cogumelos estiverem macios, junte o creme de leite e o requeijão e por útimo a salsa. Recheie os vol-au vent com os cogumelos e cubra com o bacon crocante.

Prato Principal

Penne com camarões e tomate seco ao pesto de majericão

Divulgação

Ingredientes

250g de penne cozido
16 unidades de camarão rosa grandes sem cabeça, sem casca e limpos
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
10g de alho picado
6 unidades de tomate seco picado
Sal a gosto

Para o molho Pesto

Ingredientes

100ml de azeite de oliva extra virgem
100g de parmesão ralado
1/2 xícara de chá de manjericão (somente as folhas)
2 dentes de alho
30g de castanha-do-Pará (o original usa Pinoli, mas a castanha-do-Pará substitui muito bem e é mais fácil de ser encontrada)

Modo de preparo 

Coloque todos os ingredientes, menos o queijo, no liquidificador. Bata tudo lentamente até que a mistura vire um composto líquido e cremoso. Neste ponto, adicione o queijo e mexa bem até que tudo fique bem misturado. Reserve.

Em uma frigideira, refogue o alho e a cebola com um fio de azeite. Acrescente o camarão e uma pitada de sal. Junte o tomate seco e o penne, previamente cozido. E, por último, o molho pesto, já com o fogo desligado. Acerte o sal e está pronto para servir.

Fonte: http://fator5.com.br/seja-voce-mesma/index.php/da-decoracao-ao-cardapio-saiba-como-fazer-um-jantar-romantico-inesquecivel/